Ética da responsabilidade -> Hons Jonas

histórico de Hons Jonas

Hans Jonas nasceu em 1903, em Möchengladbach ,Alemanha. Estudou filosofia e teologia em Freiburg, Berlim e Heidelberg. Foi aluno de Martin Heidegger (considerado por muitos o maior filósofo da Alemanha no século XX, apesar de sua adesão ao nazismo por 10 meses) e de Rudolf Bultmann (um dos mais célebres teólogos reformistas alemães). No período o qual Hitler ascendeu ao poder, Jonas fugiu para Inglaterra, foi membro do exército britânico, e depois Palestina. Mudou-se finalmente para New York (EUA) onde viveu até sua morte em 1993.



2. O Princípio Responsabilidade como um imperativo ético. 

      O Princípio Responsabilidade, além de ser considerado um princípio
ético, proporciona uma perspectiva de diálogo crítico em plena era tecnológica.
     Jonas entende que, “sob o signo da tecnologia, a ética tem a ver com ações de um alcance causal que carece de precedentes (...).  tudo isso coloca a
responsabilidade no centro da ética” (JONAS, 1995, p. 16-17).
     Hans Jonas formulou um novo e característico imperativo categórico,
relacionado a um novo tipo de ação humana: “Age de tal forma que os efeitos
de tua ação sejam compatíveis com a permanência de  uma vida humana
autêntica sobre a terra” ( JONAS,1995, p.40). O imperativo proposto por Hans
Jonas é de ordem racional para um agir coletivo como um bem público e não
individual. 
     Para Jonas, não devemos ver a destruição física da humanidade como
sendo algo mais catastrófico. Se chegamos a esse ponto é porque houve uma
morte essencial, uma grande desconstrução e crise do ser com o meio. Esta
sim seria a maior destruição. “Não se trata só da sorte da sobrevivência do
homem, mas do conceito que dele possuímos, não só de sua sobrevivência física, mas da integridade de sua essência” (JONAS, 1995, p. 16). Jonas
(2006) quer demonstrar que muitas das premissas que limitam as questões
humanas e existenciais dadas como certas na concepção antropocêntrica, não podem ser referências para o modelo de vida contemporânea, pois  os antigos preceitos éticos perderam a validade pela mudança do agir humano.        
Conforme Jonas escreveu no livro Técnica, Medicina e Ética:

Nem uma ética anterior tinha de levar em consideração a
condição global da vida humana, o futuro distante e até
mesmo a existência da espécie. Com a consciência de
extrema vulnerabilidade da natureza a intervenção
tecnológica do homem, surge a ecologia. Repensar os
princípios básicos da ética. Procurar não só o bem humano,
mas também o bem de coisas - extra-humanas, ou seja,
alargar o conhecimento dos “fins em si mesmos” para além
da esfera do homem, e fazer com que o bem humano
incluísse o cuidado delas (JONAS, 1997, p. 40).

      A ética que Hans Jonas aborda como ética da responsabilidade é uma
área do conhecimento que emerge questões relacionadas à bioética. Para o
Educador Lino Rampazzo,

(...) a ética não deve se referir somente ao homem, mas
deve estender o olhar para a biosfera em seu conjunto, ou
melhor, para cada intervenção científica do Homem sobre a
vida em geral. A bioética, portanto, deve se ocupar de uma
‘ética’ e a ‘biologia’, os valores éticos e os fatos biológicos
para a sobrevivência do ecossistema como um todo
(RAMPAZZO, 2003, p. 72).

     Vivemos grandes mudanças e conflitos nesta primeira década do século
XXI e Hans Jonas pode ser considerado um dos alicerces do pensamento
filosófico contemporâneo. Sua contribuição teórica  busca responder aos
inúmeros desafios trazidos pela civilização tecnológica.  Jonas vivenciou a
ameaça da existência de seres vivos frente à destruição da biosfera,
remetendo a seguinte reflexão:
 
O enorme impacto do Princípio Responsabilidade não  se
deve somente a sua fundamentação filosófica, mas ao
sentimento geral, que até então os mais atentos
observadores poderão permitir cada vez menos de que algo
poderia ir mal para a humanidade, inclusive o tempo
poderia estar em posição no marco de crescimento
exagerado e crescente das interferências técnicas sobre a
natureza, de pôr em jogo a própria existência. Entretanto,
se havia comentado que era evidente a vinda da chuva
ácida, o efeito estufa, a poluição dos rios e muitos outros
efeitos perigosos, fomos pegos de cheio na destruição de
nossa biosfera (JONAS, 2005, p. 352-353).

     Hans Jonas determinou  o Princípio Responsabilidade como sendo uma
ética em que o mundo animal, vegetal, mineral, biosfera e estratosfera passam  a fazer parte da esfera da responsabilidade. A reflexão sobre a incerteza da vida futura é resultante  de um equívoco cometido ao isolar o ser humano do restante da natureza (sendo o homem a própria Natureza). Somente uma ética fundamentada na magnitude do ser, poderia ter um significado real e verdadeiro das coisas em si. Para “Ser é necessário existir, e para existir é necessário viver e ter deveres, porém, (...) somente uma ética fundada na amplitude do Ser pode ter significado” (JONAS, 2006, p. 17). Desta forma,entendemos que somos seres com capacidades de entendimento, tendo liberdade para agir com responsabilidade frente aos nossos atos. “O mais importante que devemos reconhecer, é a realidade transformadora do homem e seu trato com o mundo, incluindo a ameaça de sua  existência futura”(JONAS, 2005, p. 349).
  Para Hans Jonas (1995), o período Contemporâneo está imerso de tecnologia, porém afastado de responsabilidade nos  atos intencionais. Jonas
deixa claro na citação a seguir sobre as suas inquietações no sentido do ser
humano ter a opção de fazer escolhas.

A natureza como uma responsabilidade humana é
seguramente  um sobre o qual uma nova teoria ética
deve ser pensada. Que tipo de deveres ela exigirá? Haverá
algo mais do que o interesse utilitário? É simplesmente a
prudência que recomenda que não se  mate a galinha dos
ovos de ouro, ou que não se serre o galho sobre o qual se
está sentado? Mas este que aqui se senta e que talvez caia
no precipício quem é? E qual é no meu interesse no  seu
sentar ou cair? (JONAS, 2006, p. 39).

    O dever com as gerações futuras é um dever da humanidade, independentemente se os seres são ou não nossos descendentes. O filósofo
Jonas (2006) entende que, quanto mais se pressente o perigo do futuro, mais
temos que agir no presente. Jonas apropria o Princípio Responsabilidade com o entrelaçamento de algumas teorias, no qual denominaremos de categorias:
Heurística do Medo, Fim e o Valor, o Bem o Dever e o Ser, a relação entre a
Responsabilidade Paterna, Política e Total, que contribuíram para criar a base da configuração ética que Jonas propõe.


Fonte: http://sites.unifra.br/Portals/1/ARTIGOS/numero_06/battestin_5.pdf


Ética da responsabilidade em Goiânia


Meio Ambiente

   Goiânia está crescendo e a preocupação com as gerações futuras também esta crescendo,pois as fazendas então dando lugares a loteamentos,condomínios,prédios e muito outras coisas, mas a uma preocupação em manter o verde para que as novas gerações possam chegar e ter uma melhor qualidade de vida e poderem ter um contato com a natureza,e essa preocupação com as gerações futuras se resume em uma teoria a da ética da responsabilidade feita por  Hans Jonas.



Política

 A corrupção na política e um exemplo de falta de ética, a manifestação fora corrupção e a sociedade pedindo para que a acabe com essa falta de ética na política goiana, e que  os políticos comecem a respeitar e cuidar da população.

Cultura

Goiânia é uma cidade que tem preocupado em guardar sua história em alguns museus para que as novas gerações poça ter acesso as varias  histórias  que aconteceram. O Museu goiano Zoroastro Artiaga é um grande patrimônio para nossa cidade pois lá está a cultura e história da nossa cidade está guardada e o museu em si tem traços de uma historia  que passa de geração para geração.




Arquitetura:

Ética da responsabilidade de acordo com Hans Jonas em relação ao Centro de Goiânia
                     
                             Praça Cívica

    Como pensar que um dia o tempo vai passar e de acordo com o modo de como o mundo vai mudando coisas importantes do passado vão ficando para traz. Pessoas vão esquecendo que a real beleza de um lugar é seu verde. Setor Central foi conhecido por seu grande numero de árvores, porém como o tempo o que vai restar são fotos, pois o lugar está sendo modificado, colocando como prioridade o grande levantamento de  prédios  talvez seja esse o futuro. Hans Jonas pensa na Ética da Responsabilidade futura onde ele diz que durante muito tempo a natureza era algo intransponível para o homem, ou seja, a vida no planeta terra era regulamentada pela própria natureza. Porém, agora, é o homem, o agir humano  quem regulamenta a vida no planeta em que vivemos, o que acabou gerando um total e perigoso desequilíbrio na ordem vital do planeta terra.
    Se a 79 anos tinha mais verde do que hoje, se a 79 anos Goiânia tinha um ar mais limpo, não é difícil chegar a conclusão que a pouco tempo o que vai resta é destruído e nossos futuros filhos e netos não sentirão essa beleza, apenas verão por fotos.


    Vista aérea da Praça Cívica Doutor Pedro Ludovico Teixeira que é considerada o marco inicial da construção de Goiânia construída em 1933 e da Avenida Goiás que foi uma das primeiras avenidas a serem construídas em Goiânia. Atualmente, ela é uma das principais vias públicas da cidade. Inicia-se na Praça Cívica, estendendo-se até a Avenida Nerópolis, na região noroeste. A Avenida Goiás define o eixo norte/sul.


  
Grande Hotel

    O espaço urbano que deveria simbolizar a história e a cultura de Goiânia vem se transformando cada vez mais intensamente em um local descaracterizado, repleto de imóveis danificados e cobertos por pichações. O centro histórico de Goiânia, onde está reunido o segundo maior acervo da arquitetura art déco do mundo, padece com a falta de investimentos do poder público, descontinuidade de projetos implementados por administrações municipais, deficiência na fiscalização e ao vandalismo. Essa beleza futuramente não será apreciada. O Grande Hotel foi inaugurado em 23 de janeiro de 1937 na cidade de Goiânia, onde hoje é o setor Central.
       O Grande Hotel foi o primeiro hotel de Goiânia e uma das mais importantes construções da cidade na época.Foi local de importantes reuniões de negócios, já que todas as pessoas importantes que vinham a Goiânia se hospedavam nele. 

 

Setor Central - Onde a cidade respira História, vive Cultura e sobrevive pelo Comércio.

     Frota de veículos em ritmo crescente, falta de fiscalização e alta concentração de carros antigos rodando em Goiânia farão com que, em 15 anos, a cidade esteja coberta por um visível manto de poluição, assim como ocorre em São Paulo. Se a atmosfera de Goiânia "nublar" de fato, as consequências virão não só na forma de prejuízos ao meio ambiente, mas também como sérios problemas à saúde dos goianienses. Os locais com maiores concentrações de poluentes na Capital são terminais de ônibus e proximidades - entre os quais se destaca a Praça da Bíblia, no Setor Universitário (região leste), que está em pior situação. Em seguida vem o Centro de Goiânia, principalmente nas avenidas Goiás, Anhanguera, Araguaia e Tocantins.

Fonte:http://www2.ucg.br/flash/Flash2007/Abril07/070424polui.html
  
    Centro ou Setor Central é um bairro de Goiânia, Brasil. É o núcleo de povoamento a partir do qual a cidade se desenvolveu e expandiu. A configuração urbanística do Centro, bem como o traçado das suas ruas, seguiu o plano piloto elaborado pelo arquiteto Atilio Corrêa Lima (1933-35).     A sua paisagem urbana é marcada pela existência de um grande número de edificações. A maioria destas é formada por prédios baixos, muitos dos quais contam com fachada em estilo art-déco .
 

Religião


photo







Missa no dia da Padroeira de Goiânia.

 Assunto: Missa na catedral de Goiânia Na foto: Senadora Lucia Vânia, Marconi Perillo, Demóstenes Torres, 


Local: Catedral Metropolitana de Goiânia
Foto: Henrique Luiz



    O feriado de 24 de maio da Padroeira de Goiânia – Nossa Senhora Auxiliadora, e um feriado que vem desda época de Pedro Lodovico pois ele era muito religioso,uma mostra disso e que Goiânia é uma cidade que tem muitas igrejas: católicas, e evangélicas.Muitas ainda guardam traços da historia da nossa cidade, e preservam isso para as nossas gerações futuras.



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