Setor Jardim Novo Mundo



Breve historia 

DSC03573.JPG

A história do Jardim Novo Mundo começou bem antes do parcelamento do bairro, ocorrido na década de 50 do século passado, talvez até antes da construção de Goiânia. Isso porque parte da área do bairro pertencia à família Morais, clã que residia em Campinas e que apoiou a construção da capital, inclusive com a doação de terras para a nova cidade. Tempos depois, com a expansão dos limites iniciais de Goiânia, os Morais lotearam vários bairros principalmente na região leste, entre eles o Jardim Novo Mundo.


 Embora o parcelamento seja dos anos 50, a efetiva ocupação começou muito timidamente na década de 60. Como o bairro era muito carente, a ocupação foi muito lenta. Ainda no final da década de 70, o Jardim Novo Mundo reservava muitos lotes vagos e na contava com infra-estrutura quase nenhuma.


  Os moradores acreditam que a maioria dos primeiros habitantes veio para o Novo Mundo por falta de opção, já que na época, os lotes eram, talvez, os mais baratos da cidade. Uma característica marcante do Jardim Novo Mundo no final dos anos 70 e começo dos 80, foi a fama de bairro violento e perigoso.


  Em Goiânia lá pelos anos 80, 90, se lembra de que uma parte do bairro, nas proximidades da baixada da Avenida Anhanguera, era conhecida não como Novo Mundo, mas sim como Setor Palmito, como se fossem dois bairros diferentes. O porquê dessa denominação, hoje praticamente esquecida, ninguém sabe ao certo. Certo mesmo é que isso foi tão forte que até uma escola do bairro teve e permaneceu com o nome de Escola Estadual Setor Palmito. 




fonte:

Fotos:
DSC03569.JPG
DSC03573.JPG
DSC03605.JPG


Vídeos:


Entrevista, feitas no setor :


A  identidade do setor:

Nenhum comentário:

Postar um comentário