quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Aeroporto Internacional Santa Genoveva


História

O primeiro aeroporto de Goiânia foi implantado em meados da década de 1930 e localizava-se numa área entre Campinas e o Setor Central, num local hoje denominado Setor Aeroporto.Era um aeroporto modesto, concebido com base na realidade da época (em que Goiânia acabara de ser inaugurada), mas que atendeu à sua finalidade até meados da década de 1950.A partir de então, com o aeroporto já envolto por prédios, tornou-se necessária a construção de um novo aeroporto, com infraestrutura que atendesse às aeronaves mais modernas e à crescente demanda de passageiros e cargas.


O local escolhido para construir o novo aeroporto, localizado na região nordeste da cidade e distante 8 km do Setor Central, foi inaugurado oficialmente em 5 de setembro de 1955, através do decreto estadual Nº 37 851. A área de 3 967 365,04 m² era pertencente ao governo federal e ao fazendeiro e médico Altamiro de Moura Pacheco, que doou parte de sua propriedade para a construção do novo aeroporto. Com a construção da infraestrutura básica, constituída de uma pista de pouso em terra de 1.500 m por 30 m e uma modesta e improvisada estação de passageiros, as operações aéreas tiveram início a partir de 17 de junho de 1956.

Desde sua mudança para o novo local, o aeroporto de Goiânia foi planejado para ser um aeroporto internacional. O objetivo do governo estadual, liderado por Mauro Borges, era tornar Goiânia a primeira cidade do Centro Oeste a dispor de um aeroporto internacional.

Em 1958, com o desenvolvimento do transporte aéreo na região Centro-Oeste, o aeroporto teve sua pista pavimentada e ampliada para 2.200 m por 45 m.Um novo terminal de passageiros, com 1.200 m², foi disponibilizado em 1962.Além disso, um Núcleo de Proteção ao Vôo foi implantado pelo Ministério da Aeronáutica. Desde 7 de janeiro de 1974, quando foi federalizado pela portaria Nº 120/GM5, o aeroporto é administrado pela Infraero.

Naquele mesmo ano, a empresa estatal implementou obras para recuperar a pista de pouso, que se encontrava interditada devido à precariedade das condições operacionais. Para a obra, o Ministério da Aeronáutica optou por uma tecnologia inovadora de reforço da pavimentação asfáltica com camadas de asfalto pré-misturado a frio, que possibilitava sua execução sem interrupção das operações das aeronaves, além de proporcionar redução de custos e prazos da obra.Foi a primeira experiência bem-sucedida com aquela nova tecnologia nos aeroportos brasileiros.A pista de pouso possui, atualmente, 2.500 m de extensão e 45 m de largura, segundo a portaria N° 1566/2009 da Anac.

Outra importante obra foi a ampliação do terminal de passageiros, que passou dos seus originais 1.200 m² para 1.900 m². Outras ampliações foram realizadas em 1981 e, em 1994, o terminal foi ampliado para 4.200 m². Em 2000 foi feita uma nova ampliação do Terminal de Passageiros, incluindo a instalação de ar condicionado em toda a sua área e disponibilizando um terminal com 6.500 m².

As obras em andamento


A sobrecarga de passageiros na década de 2000 levou a Infraero a iniciar a construção de um novo terminal de embarque e desembarque. O projeto original foi elaborado em 2005, com recursos orçados em R$ 257,8 milhões, sendo posteriormente elevados para R$ 287,7 milhões.No entanto, as obras foram embargadas pelo Tribunal de Contas da União em abril de 2007 após indícios de superfaturamento. Uma nova licitação foi feita e a empreiteira paranaense PJJ Malucelli Arquitetura Ldta. foi a escolhida. O novo projeto de reforma do aeroporto irá custar R$ 3,1 milhões. No entanto, para que as obras possam continuar, a Infraero precisa resolver a pendência judicial que mantém com o consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e Odebrecht, que realizaram as obras anteriores.A empresa estatal discorda com o valor cobrado pelas empreiteiras pelas obras que elas realizaram.Não suportaria ser um dos aeroportos que vão ser usados para levar pessoas à cidades-sedes da Copa do Mundo Fifa 2014 que ocorrerá no Brasil,além de ser usado nas Olimpíadas de 2016 que ocorrerá no Rio de Janeiro e irá atrair turistas de cidades brasileiras que fazem escala em Goiânia como Porto Velho(Rondônia)porque não há voos sem escalas ao Rio de Janeiro.Esta é uma reclamação que já virou notícia do jornal local de Goiânia e região que se chama Jornal Anhanguera. E sempre o governo,tanto municipal,estadual e federal,falam que irão melhorar a situação retirando a praça e colocando o estacionamento nesta localização.

A expectativa da Infraero é, no entanto, que a construção do novo terminal fique pronta antes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e que o Aeroporto Santa Genoveva possa ser usado como suporte para receber os torcedores irão acompanhar os jogos que acontecerão em Brasília.Segundo o presidente da Infraero, Gustavo Matos do Vale, o novo Aeroporto Santa Genoveva deve ter capacidade para atender 3,2 milhões de passageiros por ano até 2019.


Em 2010, a Infraero apresentou um projeto que prevê a instalação de obras emergenciais no atual terminal do aeroporto, como a conclusão de um Módulo Operacional Provisório (MOP), mais conhecido como "puxadinho" – anexo de 1,2 mil m² que servirá como área de embarque – além de novas vagas de estacionamento. A intenção da empresa estatal é que a capacidade do terminal passe dos atuais 600 mil para 1,2 milhão de passageiros anuais.A entrega das obras estava inicialmente prevista para novembro de 2009, mas só ocorreu em setembro de 2011.A próxima etapa de obras no aeroporto deve ser a ampliação do estacionamento.

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